terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Qual livro você está vendo?


Se você ficou confuso com a pergunta, é porque provavelmente não se deu conta de que muitas séries que fazem sucesso atualmente são baseadas em livros. Cada vez mais, é comum um livro virar ou um filme, ou uma série. Quem sabe, num futuro próximo, também as séries virtuais bebam dessa fonte. Afinal, tratando-se de arte, tudo é possível.

Embora um roteiro e um livro tenham muitas semelhanças, é preciso recordar que eles representam linguagens complemente diferentes. Enquanto um livro se permite longas descrições, o roteiro é a arte de transformar as palavras em imagens, quanto mais mostrar, melhor. Essa diferença valoriza ainda mais o trabalho dos roteiristas que transformam a adaptação para as telinhas em sucesso.

Os gêneros mais diversos, desde séries teens até as dramáticas, recorrem a livros que, geralmente, têm um público fiel e que acompanha a série para saber se lhe faz jus. Nem tudo é só elogio, afinal a escolha errada de elenco pode enfurecer alguns fãs, acostumados a imaginarem seus heróis e heroínas. Não se pode agradar a todos!

Poderia falar mais detidamente sobre diversas séries, mas escolhi apenas seis, reconhecendo que poderia falar de mais algumas, tais como Bones, Once Upon a Time e The Secret Circle. Os dois primeiros com uma inspiração leve ou “livre” e o último baseado em uma série de livros.

Coincidentemente, escolhi seis séries que, apesar das diferenças marcantes, são consideradas pertencentes majoritariamente ao gênero dramático. Vamos a elas:



 1) GAME OF THRONES: Baseada no conjunto de livros As crônicas do Gelo e do Fogo, do roteirista e escritor americano George R. R. Martin, a série é exibida na HBO e tem duas temporadas completas. Em torno da produção pairam duas polêmicas: além de o livro ser constantemente comparado à trilogia Senhor dos Anéis, seus fãs dizem que o fato de ter virado série inviabilizou sua ida para as telas de cinema.


2) THE VAMPIRE DIARIES: Inspirada na série homônima, da escritora americana L. J. Smith, pseudônimo de Lisa James Smith, é exibida pelo canal Warner. Os livros também estiveram no centro de uma polêmica das grandes: A escritora L. J. Smith acusou Stephanie Meyer, a autora de Crepúsculo, de plágio. Seu livro foi escrito em 1991 e a saga Crepúsculo somente em 2005. A autora disse que havia muitas similaridades entre os livros e que muita coisa teria sido tirada de outra série de livros sua, Night world – publicada de 1996 a 1998 – e chegou a desafiar Meyer a debater com ela via web, para explicar tantas coisas iguais. Novamente, mais uma coincidência: um livro virou sucesso no cinema e outro na TV.


3) TRUE BLOOD: Exibida atualmente pela HBO é uma das séries de maior audiência. Quem quiser conhecer um pouco mais da personagem principal Sookie Stachouse pode procurar pelos livros da autora Charlaine Harris. Lançado em 2001, a saga já ultrapassou a cifra dos 24 Milhões de cópias vendidas. Em setembro de 2009, sete dos vinte primeiros lugares da lista de best-sellers de ficção de bolso do jornal The New York Times eram ocupados pelos livros da série. Com a estreia da série na HBO, os livros voltaram a lista dos mais vendidos.


4) DEXTER: A trama sobre o psicopata Dexter Morgan foi escrita pelo dramaturgo e romancista americano Jeffry P. Freundlich, conhecido pelo pseudônimo de Jeff Lindsay. O primeiro livro da série de seis livros, denominado Darkly Dreaming Dexte foi traduzido como Dexter - A mão esquerda de Deus. Apenas após dois anos do lançamento do livro, em 2006 a história já era adaptada para a TV. A primeira temporada seguiu, quase fielmente, a história do primeiro livro da série; nas demais temporadas, a trama se afastou da história original.


5) PRETTY LITTLE LIARS: A série com um forte apelo teen, exibida pelo canal pago Boomerang, também é baseada em uma série composta por treze livros, da escritora Sarah Shepard. Todos os volumes foram lançados no Brasil. As histórias de Sara Shepard para a série Pretty Little Liars mantiveram-se por mais de 25 semanas na lista dos livros mais vendidos do The New York Times. A trama foi adaptada para a TV americana em 2010 e estreou no Brasil em 2011.


6) GOSSIP GIRL: Atualmente em sua sexta e última temporada, a série, também sucesso entre o público teen, é exibida pelo canal de assinatura GLITZ e foi baseada nos livros de Cessily Von Ziegesar. Os treze livros da série foram todos publicados no Brasil.


  
Estes foram apenas alguns aperitivos, para demonstrar que a conversa entre os tipos de arte é constante. The Walking Dead é um exemplo perfeito disso, uma vez que foi baseada nos quadrinhos de Robert Kirkman e já se tornou uma febre entre os seus fãs da telinha.

E para os curiosos, fica um convite: aos leitores, para assistirem as séries na TV e aos telespectadores, para lerem os livros. Enfim, divertirem-se, ou vendo um livro ou lendo uma série.



Por Eliane Brito para Redewebtv, publicado em 18.11.2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário